
Quem tem criança em casa sabe o quanto é difícil estabelecer uma rotina saudável para os pequenos. Os produtos industrializados, repletos de corantes, açúcares e sódio roubam a cena por se mostrarem mais práticos e fáceis de serem consumidos. Mas, o que isso pode causar no organismo a longo prazo?
A resposta está na obesidade. Hoje, pesquisas comprovam que, apesar de uma fatia da população mundial ainda sofrer com a fome, outra parte sofre com problemas de obesidade. E, os adultos obesos, em sua maioria foram crianças obesas. O desmame precoce, além do consumo de salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerantes são fatores que contribuem para o aumento de peso logo na infância. O que também pode levar a situações ainda mais graves, como problemas de saúde comuns em adultos, como diabetes, hipertensão, colesterol, entre outros.
Por isso, é importante estar atento ao que seu filho ingere. E, para trazer o melhor em alimentação saudável às crianças, não tem jeito: é preciso botar a mão na massa e deixar os alimentos recheados de conservantes de lado (ou apenas para casos extremos de emergências!). Confira algumas dicas para evitar que a obesidade infantil afete a vida dos pequenos:
- Prepare alimentos de preferência cozidos, assados ou grelhados.
- Estimule-os a praticar atividades físicas, o que é ótimo não só para a saúde do corpo, mas também para aliviar o estresse e fortalecer o convívio social.
- Frituras, refrigerantes e doces em geral devem ser consumidos de forma moderada. Deixe-os para os fins de semana.
- Sucos de caixinha parecem práticos, mas na verdade são puro açúcar! Ofereça sempre sucos naturais.
- Estimule o consumo de frutas, legumes e vegetais e mostre os benefícios que a criança terá ao ingeri-las.
- Evite regimes. Isso pode afetar o psicológico da criança. Se houver algum problema relacionado ao peso, procure sempre o auxílio de um profissional.
Fontes:
Revertendo a obesidade infantil com alimentos saudáveis. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2013/04/03/revertendo-a-obesidade-infantil-com-alimentos-saudaveis/ > Último acesso em: 17 de junho de 2015.
Prevenindo a obesidade infantil. Nutrikids. Disponível em: < http://www.nutrikids.com.br/blog/prevenindo-a-obesidade-infantil/ > Último acesso em: 17 de junho de 2015.
Efeitos do fast-food na alimentação infantil. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2013/05/03/efeitos-do-fast-food-na-alimentacao-infantil/ > Último acesso em: 17 de junho de 2015.