
Sabemos que a alimentação saudável é essencial na vida dos pequenos (e na nossa também!). Mas, na correria do dia-dia, muitas “tranqueiras” como fast-food, doces e refrigerantes acabam se tornando parte da dieta das crianças, principalmente na hora do lanche escolar, que por muitas vezes acaba sendo preparado às pressas.
Mas saiba que isso não é desculpa! É possível sim, montar uma bela lancheira para o seu filho baseando-se em uma alimentação mais equilibrada. Confira nossas dicas:
Evite sucos de caixinha. Eles possuem muito açúcar e conservantes, o que não é nada recomendado para as crianças.
No lugar, faça sucos naturais ou feitos de polpa. São muito mais saudáveis e também conservam seu sabor por boas horas.
Evite lanches prontos. Cheios de sódio e gorduras, não trazem nenhum benefício.
No lugar, faça lanches naturais. Capriche no alface e nas folhas em geral, acrescente frios, requeijão e o que mais sua imaginação permitir. O lanche fica saboroso e muito menos calórico!
Evite refrigerantes. Gasoso e cheio de açúcar, pode causar problemas intestinais e estragar os dentes.
No lugar, coloque um iogurte. Se for para beber, a combinação com o lanche natural fica ótima. Se for o de comer, acrescente algum cereal matinal. Uma delícia!
Evite bolos industrializados. A quantidade de conservantes presente neste produto é absurda!
No lugar, faça bolos caseiros. A criança pode ajudar no preparo, tornando a experiência ainda mais divertido. Ela vai adorar levar um lanche que ela mesma preparou!
Evite chocolates. Pode ser gostoso e todo mundo gosta, mas é rico em gorduras e não é um bom alimento para lanche.
No lugar, acrescente frutas. Pode ser inteira, picada... O importante é estimular a criança a notar os diferentes sabores da fruta e mostrar a ela o quanto ela também pode ser gostosa.
Fontes:
Dicas para montar uma lancheira saudável. Entre legumes e verduras. Disponível em: <http://www.entrelegumeseverduras.com.br/dicas-para-montar-uma-lancheira-saudavel/ > Último acesso em: 24 de junho de 2015.
Excesso de guloseimas na alimentação infantil. Nutrição em foco. Disponível em: < http://www.nutricaoemfoco.com/2012/12/25/excesso-de-guloseimas-na-dieta-infantil/ > Último acesso: 24 de junho de 2015.