
Fazer com que as crianças se alimentem melhor, de forma com que elas compreendam o que realmente faz bem à saúde nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, existem alguns métodos que podem auxiliar a mudanca de hábito dos pequenos. Confira nossas dicas:
- Peça ajuda dele para preparar o lanche que ele irá levar a escola. Isso traz consciência de quantos itens naturais e mais saudáveis ele estará levando.
- Isso também se estende para as refeições caseiras. Deixe seu filho participar do processo de preparo, o que fará com que ele sinta vontade de provar aquilo que ele ajudou a fazer.
- A velha dica de tornar os alimentos mais atrativos continua. Fazer uma carinha feliz no prato, ou alguns detalhes diferentes atraem ainda mais a criança, que costuma comer primeiro com os olhos.
- Prepare alimentos sem excesso de temperos e condimentos. Permita que a criança sinta o sabor natural daquilo que ela está comendo.
- O exemplo vem de casa. Alimente-se bem e seu filho seguirá seus passos.
- Ensine que produtos industrializados não são tão bons quanto os naturais, preparados em casa.
- Evite comprar refrigerantes. Faça com que ele se acostume a ingerir mais água e sucos naturais, deixando o refrigerante apenas para os finais de semana ou festinhas de amigos.
- Utilize sempre alimentos frescos e em bom estado de conservação e de preferência, feitos na hora. Crianças tem a imunidade mais baixa, e restos de refeição podem causar contaminações.
- Os legumes e verduras devem estar presentes no prato da criança desde cedo, para que ela se acostume e goste deste tipo de alimento.
- Se quiser dar mais sabor ao alimento antes de oferecer aos pequenos, faça seu próprio tempero ao invés de acrescentar temperos prontos. Utilize alho, óleo, cebola ou ervas. Sal é permitido, porém sempre em baixa quantidade.
Fontes:
Dicas para seu filho comer bem. Nutrikids. Disponível em <http://www.nutrikids.com.br/blog/algumas-dicas-para-seu-filho-comer-bem/> Último acesso em: 01 de julho de 2015.
Nutrindo melhor seus filhos. Nutrição em foco. Disponível em < http://www.nutricaoemfoco.com/2013/06/22/nutrindo-melhor-seus-filhos-em-2013/ > Último acesso em: 01 de julho de 2015.