A importância da salada na alimentação infantil

Nutrição Infantil
07/08/2015

Dez entre dez famílias durante as refeições sofrem do mesmo dilema: convencer os filhos a consumirem mais vegetais. A recusa vinda dos pequenos é quase unânime quando se trata de saladas, legumes e verduras em geral. Mas, por que é tão importante insistir nesses alimentos?

É simples: um prato de salada bem completa traz todos os benefícios que a criança necessita nessa fase, entre elas o auxilio no desenvolvimento, prevenção em casos de anemia, prisão de ventre e controle do apetite, além de fornecer as vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Para acrescentar estes itens na rotina das crianças, é preciso fazer com que, desde pequenas, elas se acostumem com o alimento em sua forma natural. Ou seja, nada de triturar os legumes e verduras para o bebê! Isso faz com que o sabor original se perca e consequentemente, a criança não acostume seu paladar. Então, para evitar que isso ocorra, ofereça os legumes amassados e, em seguida, em pedacinhos bem pequenos.

Se seu filho não for mais tão pequeno e mesmo assim não aceitar esse tipo de alimento, incentive-os de maneira com que os vegetais façam parte dos pratos, como macarrão com brócolis, tortas de legumes, couve-flor gratinado, entre outros.

Faça uma salada bem colorida e atraente e mostre ao seu filho como ela pode ser saborosa e fazer bem para a saúde. Explique seus benefícios e o quão importante será acrescentá-la nos pratos do dia-dia. Alimente-se na frente dele, mostrando que também ingere o alimento, afinal, os filhos imitam a atitude dos pais. Se mesmo assim, ele recusar de primeira, tente novamente nas próximas refeições.

Outro detalhe importante é que a salada, além do consumo de verduras e legumes, faz com que o indivíduo se sinta mais saciado, porém sem a sensação “pesada” que a ingestão de uma carne proporciona. Isso é ótimo para crianças que comem bastante: antes da refeição principal, faça de entrada uma salada bem caprichada. Assim, a criança já estará parcialmente alimentada e fará um prato menor na refeição seguinte.

Fontes:

Por que a salada é importante para a criança? Rg Nutri. Disponível em: <http://rgnutri.com.br/ > Último acesso em: 8 de julho de 2015.

Os vegetais e as crianças. Nutrição em foco. Disponível em: < http://www.nutricaoemfoco.com/2013/05/27/frutas-e-legumes/ > Último acesso em: 8 de julho de 2015.