
Quem tem criança em casa costuma travar uma batalha quase que diária para fazer com que seus pequenos se alimentem bem. Fazer com que eles consumam todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável está longe de ser uma tarefa fácil.
Uma alimentação equilibrada para uma criança deve conter gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Por isso, é necessário oferecer alimentos como frutas, verduras, cereais, legumes, massas, pães, carnes e leite. Se seu filho antes se alimentava com todos esses grupos sem fazer birra, porém hoje se recusa a comer, ou come em pouquíssima quantidade, saiba que podem haver várias causas por trás disso:
- Pode se tratar apenas de um caso fisiológico, ou seja, aquela famosa “fase” onde a criança não se interessa por se alimentar, ou prefere ingerir o mesmo tipo de alimento durante todas as refeições.
- A famosa “birrinha” também pode estar envolvida na falta de apetite. Muitas crianças que ficam de castigo, ou tem suas desejos recusados pelos pais, revertem seu nervosismo em falta de apetite. Neste caso, conversar e trazer consciência a criança é essencial.
- Porém, sempre existe o outro lado da moeda. Muitos pais fazem pratos grandes para os filhos e exigem que eles comam tudo e, caso não o façam, os colocam de castigo. Isso traz um forte trauma à criança e só fará com que a hora das refeições se tornem momentos ruins para elas.
- Agora, se seu filho pegou uma gripe forte, ou febre, é comum que não haja interesse em se alimentar. O apetite deve voltar assim que a criança se recuperar. Porém, se isso não acontecer, o acompanhamento médico é muito importante.
Fontes:
Alimentação das crianças. RgNutri. Disponível em: <http://rgnutri.com.br/> Último acesso em: 14 de julho de 2015.
Falta de apetite em crianças. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2013/06/10/falta-de-apetite-em-criancas/ > Último acesso em: 14 de julho de 2015.