A alimentação da criança que pratica esportes

Nutrição Infantil
02/09/2015

Cheias de energia, as crianças têm pique suficiente para as diversas atividades durante o dia, como ir a escola, brincar e praticar esportes. Este último, inclusive, é um excelente aliado na saúde e no crescimento saudável dos pequenos. Estimular a atividade esportiva garante bons resultados a longo prazo.

Porém, uma criança que se exercita regularmente consome ainda mais energia do que outra que não pratica nenhum esporte. Por isso, a alimentação específica, com os nutrientes necessários é essencial para garantir que seu filho se desenvolva da melhor forma possível e faça suas atividades com energia de sobra!

Para que seja feita uma dieta apropriada, que supra todas as necessidades energéticas da criança de forma correta, é recomendado que o pequeno passe por um nutricionista, que levará em consideração a idade, altura, peso e a atividade realizada para elaborar um cardápio adequado.

A criança que se exercita necessita de uma dieta rica em ferro, encontrado em diversos vegetais, principalmente os de tom verde-escuro, como o brócolis; proteínas, como carne, frios, leite e seus derivados; e carboidratos, como pães, massas, frutas e tubérculos, como batatas e beterrabas.

Além disso, a hidratação é item chave na vida da criança que pratica esportes. A ingestão de água é essencial para a saúde, assim como a água de coco e sucos naturais também fazem toda a diferença. Os líquidos devem ser ingeridos antes, durante e após os exercícios, além do restante do dia.

Fontes:

Nutrição para crianças e adolescentes que praticam atividades físicas. RgNutri. Disponível em < http://www.rgnutri.com.br/sqv/criancas/npca.phpÚltimo acesso em: 16 de julho de 2015.

Nutrição para crianças que praticam esportes. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2013/06/20/nutricao-para-criancas-que-praticam-esportes/> Último acesso em: 16 de julho de 2015.