Dieta na adolescência

Nutrição Infantil
09/09/2015

Não podemos negar que grande parte dos adolescentes de hoje possuem bem mais atividades do que seus pais quando viveram nesta fase. Escola, estudos, cursos, esportes e o lazer consomem bastante energia destes jovens que, infelizmente, tem hábitos alimentares bem diferentes da juventude de antigamente. 

Muitos pulam o café da manhã, fazendo sua primeira refeição já no período da tarde, ingerindo lanches nada saudáveis ou alimentos industrializados, geralmente com a companhia de refrigerantes e porções grandes de frituras. 

Já as meninas, obcecadas pelo corpo desde sempre, abusam de regimes mirabolantes a base de shakes, bolachas de água e sal ou ingerindo muito menos calorias do que o recomendado para um dia todo.

Seja se alimentando excessivamente com frituras ou comendo menos que o necessário, ambos são extremamente prejudiciais à saúde. Estabelecer uma dieta equilibrada é essencial para que o desenvolvimento nessa fase tão importante não seja afetado. 

Para começar, o fast food deve ser evitado. Claro que todos gostam de uma deliciosa batata frita, mas uma vez por mês já é o suficiente para “matar” a vontade. Durante a semana, faça com que o adolescente siga uma rotina de alimentação mais regrada, deixando de lado os refrigerantes e carnes gordurosas. Já as carnes magras, legumes e verduras estão liberados e podem ser consumidos à vontade.

Os refrigerantes devem ser substituídos por sucos naturais e o jovem deve se educar a não ingerir líquidos durante as refeições, já que isso pode trazer uma sensação falsa de saciedade e inchaço principalmente na área abdominal.

Os lanches estão liberados. Porém, tem de ser natural! Aposte em pão de fôrma integral, recheado com queijo, peito de peru e acompanhado de um iogurte para a sobremesa. Assim, você garante pelo menos um de cada item no grupo de alimentos e faz uma refeição saudável e saborosa.

Não podemos esquecer que a prática de esportes, feita de forma proporcional ao peso e idade do jovem, também ajuda muito em uma vida mais saudável e até mesmo na perda de alguns quilinhos indesejáveis.

Fontes:

Dieta na adolescência. RgNutri. Disponível em: <http://www.rgnutri.com.br/ > Último acesso em: 11 de agosto de 2015.

Hábitos alimentares na adolescência. Nutrição em foco. Disponível em: < http://www.nutricaoemfoco.com/2012/02/12/habitos-alimentares-na-adolescencia/> Último acesso em: 11 de agosto de 2015.