Obesidade infantil: cuidados e prevenção

Nutrição Infantil
02/10/2015

A obesidade faz parte do cotidiano de inúmeras pessoas ao redor do mundo. O alto consumo de fast food, graças a sua praticidade e valor mais em conta, se tornou algo acessível para todas as classes que, com isso, acabam “desleixando” na alimentação. 

O grande problema é que essa forma errada de fazer refeições começou a passar de geração em geração, fazendo com que crianças ingiram alimentos cada vez mais gordurosos e calóricos, fazendo com que elas se tornem obesas antes mesmo de chegarem à pré-adolescência.

A obesidade infantil tem atingido níveis alarmantes, com um aumento de 47% nos casos de crianças acima do peso, se comparados com 20 anos atrás. O peso em excesso traz consigo diversos problemas respiratórios, cardiovasculares e até mesmo psicológicos.

Para que isso não ocorra, é preciso, além de servir de exemplo para criança, impor que sua alimentação seja mais saudável. Claro que frequentar redes de fast food esporadicamente não trarão problemas. O importante é que isso não se torne uma rotina. Estimule-o a ingerir mais verduras, legumes e alimentos mais naturais, dando preferência sempre a alimentos preparados de forma grelhada, assada ou cozida, evitando as frituras. Os refrigerantes também devem ser substituídos por sucos naturais e os doces, por frutas.

Se a criança insistir em comer lanche, substitua o famoso cheeseburger por um lanche feito com pão integral, queijo branco e peito de peru, que além de saudável contém todas as necessidades nutricionais que seu filho necessita. E claro, não podemos esquecer das atividades físicas, que fazem toda diferença não só no controle do peso, mas na saúde também.

 

Fontes:

Dicas para crianças obesas. RgNutri. Disponível em: <http://www.rgnutri.com.br/sqv/criancas/dpco.php> Último acesso em: 13 de agosto de 2015.

A criança e o fast food. RgNutri. Disponível em: <http://www.rgnutri.com.br/sqv/criancas/cff.php> Último acesso em: 13 de agosto de 2015.