
A anorexia é uma doença comum principalmente nos dias atuais, afetando em grande parte pessoas do sexo feminino, geralmente com problemas de baixa estima. Influenciadas pela mídia, que nos enchem de imagens de corpos esculturais e aparentemente fora da realidade, mulheres e alguns homens se sentem obrigados a alcançar o mesmo patamar no cultivo ao corpo.
Infelizmente, com o avanço da tecnologia e suas facilidades, trouxeram como parte ruim o desejo por um amadurecimento precoce das crianças. Expostas diariamente a programas de tv, novelas, sites e redes sociais, alguns jovens, principalmente pré adolescentes, que já possuem nessa fase pensamentos bagunçados e desejo de aceitação, decidem se alimentar em quantidade bem menor do que o recomendado ou até mesmo abandonar as refeições.
O que poucos tem conhecimento é de que é possível sim, crianças pequenas também desencadearem a doença. A anorexia infantil pode surgir por diferentes razões: ao ficarem doentes, que é comum perder a fome; por terem personalidade forte e não quererem concordar com as regras impostas pelos pais; ou por possuírem algum trauma relacionado à alimentação, como levarem broncas e serem castigados porque não comeram o suficiente.
É importante atentar-se a alguns sinais da anorexia, que costumam ser falta de apetite, vômitos constantes, demonstrações de raiva principalmente em momentos relacionados a alimentação. O acompanhamento psicológico também faz diferença nesses momentos, pois é importante conseguir mudar a opinião da criança nesse aspecto para que a doença não a acompanhe na adolescência ou fase adulta.
Anorexia é assunto sério e deve ser tratado com cuidado. Cerca de 10% das pessoas que sofrem da doença morrem. Se você sofre desse distúrbio ou conhece alguém com sintomas de anorexia, encaminhe-o imediatamente para algum médico.
Fontes:
Anorexia na infância. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2013/08/03/anorexia-na-infancia/> Último acesso em: 12 de agosto de 2015.
Saiba mais sobre a anorexia. RgNutri. Disponível em: <http://www.rgnutri.com.br/> Último acesso em: 12 de agosto de 2015.