Exercícios na gravidez: bom ou ruim?

Nutrição Infantil
09/10/2015

A gravidez é um período muito importante na vida da mulher e ao mesmo tempo, uma fase delicada. É preciso tomar diversos cuidados para que o período gestacional ocorra de forma tranquila e sem trazer algum tipo de problema para a mãe e o bebê.

Começando pela alimentação, ao contrário do que reza a lenda, não é preciso comer por dois: é preciso sim, consultar um nutricionista e elaborar uma dieta balanceada para fornecer todos os nutrientes necessários para que eles cheguem até o bebê. Depois de um determinado período da gestação, existe a possibilidade de o profissional recomendar um aumento calórico durante as refeições. Mas o acompanhamento é imprescindível para que isso ocorra de maneira saudável. 

E as mamães que se exercitavam regularmente antes da gravidez ficam em dúvida sobre prosseguir com as atividades ou não. É simples: Se o exercício exigir muito esforço ou correr riscos de acidentes, como ocorrem com as artes marciais, o melhor é se afastar desses esportes. Porém, exercícios como caminhada, bicicleta e natação são extremamente recomendados. A natação por exemplo, é ótima para exercitar o corpo, evitar o inchaço e controlar o peso. A ioga também pode ser praticada, mas sempre evitando movimentos muito bruscos.

Ou seja, não há problema em praticar exercícios leves, mas é muito importante verificar se está correndo tudo bem com a gravidez (já que em casos de gravidez de risco o mais recomendado é repouso absoluto) e realizar exames para obter autorização medica, para prosseguir com as atividades sem problemas.

Agora as mamães já sabem: não há desculpas para colocar corpo e mente em movimento. Exercitem-se!

Fontes:

Atividade física na gestação. RgNutri. Disponível em: <http://rgnutri.com.br/ >

Alimentação na gravidez. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2014/03/15/alimentacao-na-gravidez/>