
Muitas pessoas que desejam levar uma vida mais saudável têm dúvidas sobre qual tipo de exercício deve escolher para começar essa nova rotina. E uma excelente opção são as caminhadas, que trazem inúmeros benefícios não só físicos, mas também auxiliam no bem-estar.
A começar pelo fato de se tratar de um esporte prático, já que pode ser feito em um parque, no quarteirão próximo de casa e até em esteiras, seja da academia, do prédio ou de casa. Claro, que, se há desejo para dar um plus na caminhada, um parque ou praça trará mais benefícios devido ao contato com a natureza e a facilidade de respirar um ar mais puro, mesmo que em cidades grandes.
Falando em respiração, a caminhada é excelente para os pulmões já que faz com que eles trabalhem com mais rapidez, eliminando impurezas e deixando-os livres de catarro e poeiras. Entre os outros benefícios proporcionados pela atividade está a melhora na circulação sanguínea, o aumento da auto-estima, principalmente se tratando de caminhadas ao ar livre, além de –é claro!- ajudar a perder umas boas calorias.
Mas, para a caminhada ser uma grande aliada da balança, o exercício não é o bastante. É preciso também alterar a alimentação, caso siga uma dieta mais calórica. Porém, nada de seguir uma dieta maluca, a ponto de passar fome – isso não é nada benéfico em qualquer caso, mas prejudica ainda mais a energia ao realizar exercícios. Por isso, opte por alimentos mais leves e saudáveis, como pratos recheados de saladas, vegetais e carnes brancas. Troque os doces por frutas, gelatinas e, antes da caminhada, uma barrinha de cereal. Isso trará mais pique para fazer a caminhada. Ingerir água de coco antes e após os exercícios ajuda o corpo a repor a hidratação perdida no tempo em que o corpo esteve em movimento.