
De sabor levemente amargo, a escarola faz parte das refeições dos brasileiros, principalmente como complemento de saladas. Mas, essa folhinha pode oferecer muito mais pela sua saúde do que você imagina. Veja só:
Repleta de fibras, a escarola é uma ótima auxiliar no bom funcionamento do intestino. Possui betacaroteno, o que ajuda na prevenção de infecções, além de proteger os olhos e as defesas do organismo. Também traz propriedades antioxidantes, protegendo o corpo contra os radicais-livres, o que pode servir de escudo para doenças graves, como o câncer.
Com vitaminas E, C,B e potássio e fósforo, forma-se um excelente conjunto para proteger o sistema imunológico, enriquecer o cálcio já presente no corpo, prevenir a má-formação fetal no caso de mulheres, regular o processo digestivo e auxiliar na regeneração de tecidos, respectivamente.
Com tantas vantagens, com certeza a escarola agora será vista como algo muito maior do que um complemento na saladinha, não é mesmo? ;)
Fontes:
Escarola. Enciclopédia Nestlé. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/escarola/saude.aspx> Último acesso em: 30 de junho de 2015.
A escarola. RgNutri. Disponível em: <ihttp://rgnutri.com.br/> Último acesso em: 30 de junho de 2015.