Combata a depressão alimentando-se bem

Dicas
20/07/2015

A depressão é uma doença que têm afetado cada vez mais pessoas. Seus sintomas são o desânimo, tristeza e o afastamento do convívio social. O depressivo possui baixo níveis de serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar.

E nossa alimentação pode se tornar uma grande aliada ou uma inimiga para que a doença se agrave. Estudos comprovam que a ingestão de alimentos industrializados como fast foods, pizzas e vida sedentária podem contribuir para que o indivíduo sofra depressão. Ou seja, quanto mais calorias ingeridas e menos energia gasta, maior a possibilidade de desenvolver a doença.

Porém, se você deseja seguir o caminho contrário e evitar que esse problema aconteça, invista em alimentos que são grandes aliados contra a doença, como o espinafre! Ele auxilia na prevenção da depressão, já que possui fosfato, magnésio, além de vitaminas A, C e do complexo B, que são capazes de estabilizar o sistema arterial, proporcionando assim o bom funcionamento do sistema nervoso. Outra dica é consumir bastante alface, que é conhecida por combater o cansaço físico e por ser rica em fosfato, ou seja, seu consumo traz efeitos relaxantes para quem se alimenta dele.

Lembrando que a vida saudável é essencial para a saúde de corpo e mente, por isso lembre-se sempre de fazer seu prato repleto de alimentos naturais e saudáveis, mesclando legumes, verduras, proteínas e frutas e claro, realizar exercícios físicos. Siga esses passos e não deixe que a depressão te domine! ;)

Fontes:

Efeitos da depressão na qualidade da alimentação. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2011/03/02/efeitos-da-depressao-na-qualidade-da-alimentacao/ > Último acesso em: 24 de junho de 2015.

Relação entre consume de salgados, fast-foods e a depressão. RgNutri. Disponível em: < http://rgnutri.com.br/> Último acesso em: 24 de junho de 2015.