
Se existe um assunto que gera bastante polêmica, é sobre os alimentos geneticamente modificados, também conhecidos como transgênicos. Os transgênicos são produtos que tiveram alguma modificação em seu DNA, introduzindo fragmentos de vírus e bactérias com o objetivo de combater pragas, aumentar a produção ou até mesmo realizar uma mudança estética nos próprios alimentos.
Muitos se opõem a esse tipo de alimento, alegando que os produtores cultivam os transgênicos apenas com o objetivo de ganhar dinheiro. Porém, o que poucos sabem, é que com o auxílio da ciência, os alimentos transgênicos podem trazer vitaminas antes inexistentes em determinados produtos, o que traz diversos benefícios ao nosso organismo.
Os transgênicos também possuem maior durabilidade em comparação a um vegetal não modificado geneticamente. Entre suas desvantagens, temos o fato de que a fusão entre um DNA e outro pode resultar em algum resultado indesejável, como causar alergias, por exemplo.
Um fato curioso a respeito do assunto são os vegetais em versão “baby”, como as mini cenouras e mini beterrabas. Apesar de passarem a impressão de serem geneticamente modificadas, elas são nada menos do que os alimentos em seu tamanho normal, cortadas por uma máquina de moldar vegetais, que as deixam em tamanho reduzido e já descascadas. Ou seja, não há nenhuma transformação genética nestes casos.
Porém, com o aumento da procura por esses mini alimentos, muitos produtores têm expandido a quantidade de vegetais produzidos em tamanhos menores. Para isso, eles cultivam sementes específicas trazidas do exterior que já resultam em mini vegetais. Entre suas vantagens, eles levam menos tempo para amadurecerem e ainda se conservam por mais tempo, já que esses sim, foram geneticamente modificados. E você, aprova ou desaprova os transgênicos?
Fontes:
Alimentos transgênicos. RgNutri. Disponível em: <http://rgnutri.com.br/> Último acesso em: 13 de julho de 2015.
Alimentos geneticamente modificados. Nutrição em pauta. Disponível em: <http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=439 > Último acesso em: 13 de julho de 2015.
Alimentos transgênicos. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2012/03/15/alimentos-transgenicos/ > Último acesso em: 13 de julho de 2015.