
Se existe algum problema de pele que afeta boa parte dos jovens e adultos, é a acne. Essa inflamação, que pode surgir na forma de discretos cravos até grandes secreções na face, costas e peitoral pode não interferir no desenvolvimento corporal, mas pode causar distúrbios até mesmo psicológicos naqueles que sofrem com as famosas espinhas em excesso.
A acne surge graças ao aumento da secreção sebácea em nosso corpo, fazendo com que surjam a princípio os cravos que expostos facilitam a proliferação de microrganismos, responsável pelo surgimento de espinhas, graças a inflamação ocorrida.
Mais comum em peles mistas e oleosas, não há comprovação de que ingerir chocolate, por exemplo, contribua para o aumento de espinhas. Porém, quem já sofre com a acne deve reduzir o consumo de alimentos gordurosos e com cafeína, pois são alimentos que produzem energia e com o organismo mais agitado, as temidas espinhas podem surgir com mais facilidade.
Ainda como forma de prevenção, evite alimentos ricos em açúcar, que também levam mais tempo para serem digeridos e podem causar inflamações. Queijos e outros alimentos derivados do leite também devem ser consumidos com cautela. E se deseja estimular a pele, aposte em antibióticos naturais, encontrados na água e em probióticos como iogurte, além de seguir uma dieta saudável com bastante legumes e verduras.
Fontes:
Alimentação x Acne. RgNutri. Disponível em <http://www.rgnutri.com.br/ > Último acesso em: 10 de agosto de 2015.
Dicas para uma pele bonita e sem acne. Nutrição em foco. Disponível em < http://www.nutricaoemfoco.com/2012/02/22/dicas-para-uma-pele-limpa-e-sem-acne/> Último acesso em: 10 de agosto de 2015.