
Conheça as diferenças relacionadas ao cultivo desses alimentos
Já faz um tempo que a onda dos vegetais hidropônicos surgiu e com ela, vieram algumas polêmicas sobre o assunto. Colocado lado a lado com os vegetais orgânicos nas prateleiras dos supermercados, eles parecem ter a mesma cor, textura e sabor. Mas qual será a tal diferença entre eles?
É simples. Os vegetais orgânicos tem como objetivo proporcionar uma alimentação mais natural, já que é enriquecido apenas com adubo, tornando-o mais resistente a doenças e alguns tipos de pragas. Além disso, para o alimento ser considerado orgânico, ele passa por algumas inspeções realizadas pelo Ministério da Agricultura, o que faz com que haja uma vistoria frequente do solo, da água e dos produtos utilizados, já que é preciso que a produção traga equilíbrio para o meio ambiente e que seja benéfico para quem consumir o vegetal ali produzido. São plantados em menor escala justamente para manter a qualidade e os cuidados do solo e a preocupação com a sustentabilidade.
Já a hidroponia é uma técnica ainda recente no Brasil. Ela consiste em produzir os alimentos em estufas, onde não há contato com o solo. Utilizando-se somente de uma solução de vitaminas e adubos químicos em água, cultiva-se os alimentos em tubinhos plásticos com algumas perfurações nele, para a raiz do vegetal absorver os nutrientes. Graças a sua forma de cultivo, suas plantas ficam livres de desastres naturais como geadas, ventos fortes e chuvas, fazendo com que elas fiquem ilesas de qualquer problema que atinja a terra, mantendo sua qualidade. Outro fato interessante é que praticamente não há contato humano durante o cultivo. Sendo assim, o alimento se mantém de forma mais higiênica e segura para ser colocada no prato.
A Matsusako produz uma linha de produtos hidropônicos para proporcionar à você o máximo de higiene em sua alimentação. Saiba mais em www.matsusako.com.br
Fontes:
Alimentos hidropônicos. RgNutri. Disponível em: <http://rgnutri.com.br/> Último acesso em: 11 de junho de 2015.
Alimentos e agrotóxicos. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2012/01/06/alimentos-e-agrotoxicos/> Último acesso em: 11 de junho de 2015