
Essa palavra tem o poder de assustar muitas pessoas: o colesterol, muitas vezes considerado um inimigo, na verdade pode ajudar o bom funcionamento do nosso organismo de forma geral. Afinal, o colesterol nada mais é do que uma substância gordurosa encontrada em nosso corpo que tem a função de manter todas as células presentes nele funcionando perfeitamente.
Porém, existem dois tipos de colesterol, o HDL (considerado bom) e o LDL (considerado ruim). O colesterol ruim em contato com nosso sangue aumenta a probabilidade de doenças cardíacas. E para evitar que o colesterol afete a sua saúde, é importante estar atento principalmente com a alimentação. Confira algumas dicas para sua saúde não correr riscos:
- Evite comer alimentos gordurosos, principalmente frituras e doces muito açucarados;
- Diminua o consumo de carnes vermelhas, principalmente carne de porco;
- Troque o queijo amarelo por queijo branco e o requeijão normal por requeijão light;
- Aumente o consumo de vegetais crus e folhas verdes, ótimos aliados para o bom funcionamento do intestino;
- Na hora de utilizar óleo, opte pelo vegetal ao invés de gordura animal;
- Preste atenção nas refeições. Coma em ambiente tranquilo, longe de distrações. Assim, você terá mais controle sobre quantidade e qualidade dos alimentos;
- O brócolis é um grande aliado na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom, por ser rico em fibras;
- Ingira carnes brancas e salmão, que possuem gorduras boas;
- Inclua o azeite de oliva no tempero das refeições. Além do toque especial, também traz gorduras boas para o organismo;
- Beba um pouco de vinho tinto, considerado um excelente antioxidante.
Viu como controlar o colesterol pode ser muito mais saboroso do que se imagina? É possível manter a saúde e alimentar-se ainda melhor!
Fontes:
Alimentos que diminuem o colesterol. Nutrição em foco. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com/2012/06/29/alimentos-que-diminuem-o-colesterol/ > Último acesso em: 13 de agosto de 2015.
Como reduzir os níveis de colesterol. RgNutri. Disponível em: <http://www.rgnutri.com/ > Último acesso em: 13 de agosto de 2015.