O que você não sabia sobre a couve-flor

Curiosidades
23/10/2015

Esse vegetal é conhecido por sua versatilidade, já que pode fazer parte tanto de pratos saudáveis quanto outros um pouco mais calóricos, mas todos super saborosos. Mas, por trás dessa plantinha de formato diferenciado há diversas curiosidades. Confira algumas delas: 

1- Originária da Ásia, alguns estudos comprovam que a couve-flor é derivada do brócolis.

2- Sua cor branca é devido suas folhas cobrirem as flores durante seu crescimento, que acabam não sendo expostas a luz solar.

3- Possui propriedades antioxidantes, auxiliando na prevenção de doenças como o câncer.

4- Foi trazida pelos imigrantes Italianos para o Brasil no século 19.

5- A couve-flor inteira pode ser conservada em plástico com pequenos furos na geladeira por até cinco dias. Se estiverem cortadas, duram de dois a três dias.

6- É fácil de ser adquirida durante todo o ano, porém sua época de colheita vai de maio a outubro.

7- É fonte de vitaminas C, K, B5 e B6.

8- Pode ser consumida crua.

9- Auxilia no controle de diabetes, previne doenças cardiovasculares e ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico.

10- Existem também couve-flor roxa, laranja e verde. Ao contrário do que muitos imaginam, elas não são geneticamente modificadas e possuem o mesmo sabor da branca.

Fontes:

A couve-flor. Enciclopédia da nutrição Nestlé. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/Site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/couve-flor.aspx > Último acesso em: 11 de agosto de 2015.

Couve-flor. RgNutri. Disponível em: < http://www.rgnutri.com.br/> Último acesso em: 11 de agosto de 2015.