
Gostosa e saudável, a acelga é um dos vegetais que mais contém propriedades antioxidantes. Graças a isso, no período pré-histórico ela foi muito utilizada não só como alimento, mas também como medicamento.
Além de auxiliar na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, a acelga é rica em fósforo, magnésio, ferro e potássio. Possui também vitaminas K e E, que são responsáveis por controlar a coagulação do sangue e formação de glóbulos vermelhos.
Os cartenóides existentes no vegetal, como o betacaroteno e a luteína, ajudam a evitar problemas de visão, como a catarata e a degeneração macular. Alguns estudos utilizaram a acelga como modo de prevenção de diabetes, obtendo excelentes resultados,
Na hora das compras, atenção: suas folhas devem estar consistentes e com cor viva. Se suas pontas estiverem amareladas ou o talo estiver mole, evite, pois são sinais de que o vegetal já se encontra em estado de deterioração. A melhor época de colheita da acelga acontece entre junho e agosto. Então, aproveite essa época para consumir todos os benefícios que ela pode lhe oferecer ;)
Fontes:
A acelga. Enciclopédia de nutrição Nestlé. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/Site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/acelga.aspx> Último acesso em: 26 de agosto de 2015.