
O intestino preso é um problema que afeta milhares de brasileiros, principalmente mulheres e bebês. É considerada prisão de ventre quando a pessoa só consegue usar o banheiro menos de três vezes na semana.
Entre suas causas, podemos considerar o estresse, baixa ingestão de líquidos, rotina sedentária, alto consumo de alimentos industrializados e proteína animal. O intestino preso não é considerado uma doença, porém devem ser tomadas providências para evitar que esse problema se torne frequente.
A inclusão de alimentos ricos em fibras em suas refeições diárias podem melhorar a situação intestinal. Existem diversas opções gostosas e saudáveis que contém as fibras necessárias para se sentir melhor, como cenoura, beterraba, alface, rúcula, repolho e muitos outros. O importante é consumir uma porção de legumes e outra de verduras tanto no almoço quanto no jantar.
O ideal seria ingeri-los ainda crus, para manter os níveis de fibras. Porém, se preferir o vegetal aquecido, opte sempre pelas opções assadas ou cozidas, que não perdem tantos nutrientes. Lembrando que, se ingestão de fibras não estiver aliada com um alto consumo de água, o efeito será o inverso e seu intestino ficará ainda mais preso. Por isso, não esqueça de beber bastante líquido, principalmente água.
O consumo de frutas com efeito laxativo, como mamão e melão também são bastante indicados para auxiliar em um melhor funcionamento do intestino. Aproveite também para incluir uma rotina de exercícios, que associado com alimentação saudável + alta ingestão de líquidos, farão com que nenhum intestino te segure mais! ;)
Fontes: