Intolerância a lactose: Um mal comum

Curiosidades
25/11/2015

O distúrbio da intolerância a lactose se tornou um problema comum no dia-dia de muitas pessoas. Podendo atingir a todas as faixas etárias, ela ocorre quando o organismo não é capaz de digerir a lactose, que nada mais é do que o açúcar presente em diversos tipos de leite.

A má digestão da mesma é a responsável por diversos sintomas como gases, cólicas, diarreia e prisão intestinal. A causa da intolerância pode ser por fatores genéticos ou nutricionais, o que faz com que 70% da população sofra com esse distúrbio.

Infelizmente, não há cura para quem sofre de intolerância a lactose. Porém, é possível evitar o mal estar evitando ou ao menos reduzindo o consumo de leite e seus derivados. Em alguns casos, a diminuição da ingestão já pode fazer com que o intolerante se sinta melhor, sem precisar dispensá-lo por inteiro de seu cardápio.

Além disso, seguir uma dieta com vitamina D, proteínas e cálcio é importante para manter o bom funcionamento do organismo, principalmente se tratando de crianças e adolescentes.

 

Fonte:

http://www.rgnutri.com.br