
A ida ao supermercado se tornou algo corrido, onde o consumidor geralmente tem pouco tempo para analisar os produtos e acaba comprando apenas aquilo que já está habituado. O problema é que, com os produtos cada vez mais industrializados, podemos acabar ingerindo diversos elementos prejudiciais à nossa saúde.
Para amenizar a situação, é muito simples: basta ler as informações nutricionais presentes na embalagem. Se as siglas e os nomes ali descritos são desconhecidos por você, fique tranquilo: explicaremos o significado de cada uma a seguir!
VD – É a sigla de Valor Diário. Ele contabiliza a quantidade de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias.
Valor energético – Representa a quantidade de energia que o nosso corpo produz graças a proteína, carboidratos e gorduras totais.
Gorduras totais/ saturadas – Enquanto a primeira é a união de todas as gorduras presentes no alimento, seja de origem vegetal ou animal, a segunda representa apenas as gorduras provindas de origem animal.
Gordura trans – É o tipo de gordura mais perigosa de todas. Pode estar presente nos rótulos também como gordura vegetal hidrogenada. Seu consumo em excesso pode resultar em doenças cardiovasculares, por isso é preciso ter cautela.
Sódio – Esse mineral presente em diversos alimentos é um dos responsáveis por trazer mais sabor tanto em doces quanto em salgados, mas é preciso estar atento, principalmente aos que sofrem de hipertensão, pois se consumida em excesso, pode causar diversos problemas de saúde.
Fibra alimentar - A parte boa das informações nutricionais, a fibra alimentar está presente principalmente em alimentos integrais, frutas e hortaliças. Seu consumo pode auxiliar no funcionamento do organismo e principalmente no bom funcionamento do intestino.
Depois de todas essas informações, dá pra notar o quanto é importante estar atento às informações descritas na embalagem, não é mesmo? Então tente ir ao mercado quando tiver um maior tempo livre, para poder analisar com mais cautela as embalagens. Com certeza você trará produtos muito mais saudáveis para casa!
Fontes: