
O sedentarismo é uma das maiores doenças do novo século. Já se tornou comum adultos e até mesmo crianças evitarem atividades físicas e aproveitar o tempo livre comendo alimentos gordurosos, assistindo tv ou mexendo no computador.
E o que pode ser aparentemente inofensivo, já se tornou a causa de muitas mortes ao redor do mundo, empatando com o número de mortes por tabagismo. Os sedentários por muitas vezes sofrem de doenças como câncer, diabetes e até mesmo algumas doenças cardiovasculares.
Entre os dados alarmantes, temos o fato de que o Brasil está se igualando aos poucos no nível de obesidade e alto consumo de fast-food como nos EUA, o que acarreta o aumento de pessoas doentes.
Para mudar este quadro, é preciso que todos se atentem para a importância das atividades físicas. Uma simples caminhada de 45 minutos diariamente associada a uma alimentação mais saudável já traz resultados favoráveis a nossa saúde a longo prazo. Por isso, fique esperto: não deixe de praticar exercícios e mantenha o fast food restrito a uma vez por mês ou a cada dois finais de semana mensais. Sua saúde agradece!
Fonte:
Associação Brasileira de Endocrinologia – http://www.endocrino.org.br